Ciência dos materiais

UNIVASF deposita sua segunda patente no INPI

 

A primeira patente desenvolvida na UNIVASF, intitulada “Sistema Automático de Controle de Iluminação”, depositada em 2010 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) já encontra-se publicada pelo Escritório Europeu de Patentes na classificação “Patente de Inovação Internacional” sob o n° BRPI1004434(A2).

 

A invenção, de autoria dos professores Evando S. Araújo (CEAGRO) e Helinando P. de Oliveira (CPGCM), trata-se de uma nova tecnologia aplicada como janela inteligente, controlando automaticamente a luminosidade de ambientes. Sua coloração varia de transparente a totalmente branca a depender da temperatura ambiente. O produto é uma inovação tecnológica em escala nanométrica de custo baixo quando comparado com as inovações da área.

 

A segunda patente foi encaminhada ao INPI em 23/04/2014 e é resultado da colaboração dos professores Helinando Oliveira e EvandoAraújo com o prof. Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF) e com a profa. Eugênia C. G. Pereira da Universidade Federal de Pernambuco. A invenção trata de um sistema bactericida formado por nanofibras poliméricas associadas com produtos naturais.



APOIO

Todos os direitos reservados - Pós Graduação em Ciência dos Materiais